Câmpus Araranguá recebe Mostra de Arte e Cultura Guarani PDF Imprimir E-mail
Sex, 12 de Abril de 2019 20:16

O Câmpus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) recebe na próxima quarta-feira (17), das 14h às 17h, a primeira edição da Mostra de Arte e Cultura Guarani. O evento trará apresentações culturais, exposição de artesanato e fotografia, e debates sobre a situação indígena às vésperas do Dia do Índio, celebrado na sexta (19).

A Mostra traz ao Câmpus Araranguá a comunidade indígena de Nhu-Porã, de Torres (RS), que apresentará seu coral indígena e fará exposição de artesanato. A exposição fotográfica vai trazer imagens dos projetos de extensão realizados pelo IFSC em parceria com o RExLab - Laboratório de Experimentação Remota da UFSC Araranguá ao longo de 2018.

Os projetos de extensão trabalham temas como inclusão digital, educação e preservação da cultura.

No ano passado, foram realizados os projetos “História Ilustrada: relatos da cultura e história Mbya Guarani sob a ótica indígena”, “Promovendo a inclusão digital numa escola multisseriada indígena” e “Medicina do mato: a ciência e a tecnologia aliadas na preservação do conhecimento tradicional guarani”.

Em 2019, serão realizados os projetos “Integração de Tecnologia na Educação Escolar Indígena”, “Grupo Tekoa Nhu Porã: contribuindo para a disseminação e preservação da cultura indígena” e “Ciência, tecnologia e conhecimento tradicional guarani: resgate e revalorização do conhecimento botânico da Tribo Indígena Nhu Porã”. Os projetos são coordenados pelas servidores Jaqueline Steffens e Angela Gotzke.

A Mostra de Arte e Cultura Guarani é aberta à comunidade. Escolas podem agendar visitas pelo telefone 3311 5007. A organização solicita a doação de alimentos não perecíveis, que serão doados ao Coral Indígena.

Por Comunicação do Câmpus Araranguá do IFSC