Robô do Câmpus Araranguá tem a melhor programação da OBR PDF Imprimir E-mail
Qua, 23 de Agosto de 2017 18:21

O pódio não veio, mas teve prêmio. Mais importante que o prêmio, o desempenho e a evolução dos estudantes. A equipe do curso técnico em Eletromecânica do IFSC Câmpus Araranguá voltou da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) com o prêmio de Melhor Programação para o robô – e com a certeza de que o esforço valeu a pena.

Integrantes da equipe IFStorm, os estudantes André Cardoso Barbosa, Elizandro Gomes Fagundes e Jucemar Paes Neto, do quarto ano do curso técnico integrado em Eletromecânica, e o aluno Tulio Scarabelot Bardini, do segundo ano do curso, ficaram na sexta colocação geral e conquistaram o prêmio de Melhor Programação do robô.

O professor Werther Serralheiro, responsável pela equipe, conta que o resultado final só não foi melhor porque o robô desenvolvido pela equipe encontrou dificuldades para superar os obstáculos das pistas.

“O robô estava muito bom em termos de programação. O baixo rendimento se deu basicamente por conta do aspecto construtivo. As arenas tinham um obstáculo localizado na mesma posição, igualmente na de nível fácil, médio e difícil, que nosso robô não conseguiu desviar. Então perdemos 70 pontos nas três arenas igualmente. Se tivéssemos transpassado este obstáculo nas três arenas teríamos somado mais 210 pontos e seríamos campeões”, relata o professor.

Além da premiação para a programação, o desempenho dos alunos se torna ainda mais positivo na medida em que o curso de Eletromecânica não é voltado diretamente à área da robótica. “Eles estudam em um curso que não tem nada relacionado à robótica e programação. Mesmo assim, tiveram bons resultados nas edições da OBR. Vão levar este conhecimento para o resto da vida”, afirma Werther.

A OBR é uma olimpíada científica destinada a estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover intercâmbio entre as escolas. A etapa estadual da competição ocorreu no dia 18, em Blumenau. A fase nacional será realizada em Curitiba, de 7 a 10 de novembro.

Jucemar, aluno do quarto ano, participou de três edições da etapa estadual. Em sua última participação, já que está se formando, o estudante do curso técnico integrado em Eletromecânica festeja o resultado e espera que seus colegas continuem com boas participações na Olimpíada.

“Nos esforçamos muito para conseguir um bom resultado e apesar de não ser o que esperávamos ficamos muito felizes com o resultado. O nível da competição subiu muito nesses anos e espero que as próximas equipes do Câmpus Araranguá também tenham resultados melhores”, afirma.