Câmpus Araranguá se destaca em seletiva regional do JIFSC PDF Imprimir E-mail

altA bola já está rolando, subindo e quicando no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A sexta edição dos Jogos do IFSC (JIFSC) acontece de 30 de maio a 3 de junho, em Blumenau. Antes disso, as regiões realizam seletivas nas modalidades coletivas. A do Sul de Santa Catarina foi realizada no último final de semana e ficou marcada não apenas pelos grandes jogos, mas por encerrar um trabalho de integração e educação pelo esporte.

Veja mais fotos da etapa regional Sul do JIFSC

A seletiva regional Sul do JIFSC foi realizada no Câmpus Criciúma nos dias 12 e 13 de maio, reunindo estudantes dos câmpus Garopaba, Tubarão, Criciúma e Araranguá. Foram disputados jogos de basquete, handebol, vôlei de quadra, vôlei de areia, futsal e futebol 7, para os cursos técnicos integrados, e futebol 7 masculino e vôlei de quadra misto para os cursos gerais. Modalidades como atletismo, xadrez e tênis de mesa não possuem seletiva regional e classificam os competidores direto para a etapa estadual do JIFSC.

Estudante do curso técnico integrado em Vestuário do Câmpus Araranguá, Danielli Cadorin, de 17 anos, foi destaque no futsal feminino. Capitã e autora de oito dos 14 gols de sua equipe, a aluna está em seu quarto JIFSC. A evolução da equipe é clara, e já chegou até ao vice-campeonato da modalidade.

“A gente procura treinar nas segundas e sextas. Se o tempo está muito apertado, não treinamos, mas tentamos manter um ritmo. Por causa do empenho das meninas, vemos que estamos evoluindo. O time cresceu e se entrosou. Isso está dando resultado”, afirma Danielli, que destaca também o trabalho do “treinador”, Mozart Maragno, coordenador pedagógico do Câmpus.

alt

Nas modalidades em que houve seletiva, o Câmpus Araranguá classificou as equipes do futsal feminino, do handebol masculino e do vôlei masculino e feminino. Para o professor de Educação Física, Mateus Colares, o resultado coroa um trabalho permanente de estímulo ao esporte entre os alunos.

“A participação do Câmpus Araranguá no meio esportivo da cidade e da região é bem ativa. A gente se articula para promover o esporte no IFSC, não apenas nos torneios internos, mas também em competições na região. A gente participa da vivência cultural e esportiva da região”, relata o professor. Além da participação em torneios de esportes coletivos, o Câmpus estimula alunos a treinarem modalidades como xadrez e atletismo junto ao Departamento Municipal de Esportes.

alt

“Donos da casa”, os estudantes de Criciúma também se destacaram na seletiva regional do JIFSC, com as classificações das equipes de futebol 7 masculino, handebol feminino, basquete feminino e masculino, nos cursos técnicos integrados, e no futsal feminino, vôlei misto e futebol 7 masculino nos cursos gerais.

Para Karoline Machinski, aluna do curso técnico integrado em Química, o envolvimento com o basquete vai além da busca pelo resultado.

“Sempre tive interesse pelo basquete. É um esporte que carrega toda uma cultura e que vem ajudando muito na minha vida. Meu emocional melhorou bastante depois que comecei a jogar”, conta a estudante. “Treino todos os dias cerca de uma a três horas e evoluí muito rápido”, afirma.

Leandro Almeida da Silva, professor de Educação Física do Câmpus Criciúma, ressalta que os treinamentos anteriores ao JIFSC vêm ajudando o Câmpus a consolidar o caráter pedagógico da prática esportiva.

alt

“A partir do momento em que participamos das seletivas, fazemos treinos e amistosos, consolidamos o Câmpus na área esportiva. O esporte é uma ferramenta muito importante dentro de uma escola. É uma ferramenta de socialização e de desenvolvimento dos alunos”, destaca Leandro. “Conversei com os alunos e estão todos felizes, mesmo os que não se classificaram aceitaram bem. É uma questão trabalhada. O importante é que o Câmpus está movimentando equipes todo o ano, com treinos regulares. O resultado é positivo”, conclui o professor.

Um dos objetivos do JIFSC é promover a inclusão e o desenvolvimento integral dos estudantes em todos os câmpus do IFSC. No Câmpus Tubarão, esse objetivo se materializou em uma mesa de tênis de mesa, recentemente adquirida, que está sendo usada para treinos e para o lazer dos alunos nos intervalos das aulas. Os treinos ocorreram também na sede do SESC em Tubarão.

“Nossos alunos treinaram bastante. Foi minha primeira experiência como articuladora dos jogos no Câmpus e avalio de forma positiva o envolvimento dos alunos e a integração entre eles”, afirma a assistente de alunos Aline Furtado Alves.

alt

Um dos destaques do Câmpus Tubarão é o aluno Andrey da Silva Rodrigues. Aos 18 anos, ele vai a Blumenau defender a medalha de ouro conquistada nos jogos anteriores, quando foi o primeiro lugar nos 100 metros rasos. “Espero manter o título. Meu treino está melhor do que ano passado, mas sempre pode aparecer um concorrente. Não posso subestimar ninguém”, diz o aluno, formado no curso técnico em Informática e atualmente cursando Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Resultados da seletiva do JIFSC na região Sul:

Cursos Técnicos Integrados:
Futsal Masculino: Garopaba