Home Ensino Biblioteca

Biblioteca PDF Imprimir E-mail

Em funcionamento desde 2008, a Biblioteca do IFSC - câmpus Araranguá, tem por finalidade oferecer acesso informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão do IFSC. Ainda, disponibilizar fontes de informação atualizadas e em diferentes suportes que sirvam como apoio para as atividades acadêmicas e científicas. Atualmente compõem seu acervo: livros, revistas, cds e dvds, etc., com ênfase nas áreas de Eletromecânica, Física, Moda, Têxtil e Educação.

A Biblioteca está vinculada no câmpus ao Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão e faz parte do Sistema de Bibliotecas Integradas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IF-SC, (SiBI/ IF-SC) que está subordinado à Pró-Reitoria de Ensino.

Para utilizar os serviços da Biblioteca o usuário deve cadastrar uma senha pessoal e intransferível, sendo necessário dirigir-se ao setor e apresentar um documento de identidade com fotografia.

Horário de Funcionamento:

Das 7h30min às 22h.

O horário está sujeito a modificações conforme a necessidade do câmpus, mediante aviso afixado na porta da biblioteca.

Aviso: horário entre 21/12/2016 e 31/12/2016:

21/12/16 (Quarta): 07h30 – 19h30

22/12/16 (Quinta): 9h – 21h

23/12/16 e 11/01 até 31/01/2017: 07h30 às 13h30

26/12/16 até 10/01/17 - fechada

Serviços oferecidos:

- Acesso à internet para pesquisa acadêmica;

- Consulta local e online ao acervo, acesse aqui;

- Empréstimo domiciliar: conheça a Resolução 37, que regulamenta as normas para empréstimo de material bibliográfico aos usuários do Sistema de Bibliotecas Integradas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – SiBI/IFSC. Clique aqui e informe-se sobre a quantidade de materiais e prazos de devolução.

Sobre a reserva de material clique aqui . As obras reservadas ficarão à disposição do usuário por 24 horas da devolução do material.

- Renovação de empréstimos: cada usuário será responsável pela renovação da data de empréstimo do material em seu poder. A renovação poderá ser realizada desde que a obra não esteja reservada para outro usuário, não houver atraso na devolução, o usuário não possuir multa que exceda o limite máximo e o cadastro do usuário esteja ativo na Biblioteca. Clique aqui para mais informações sobre renovação de empréstimos.

- Orientação na normatização de trabalhos acadêmicos: objetiva fornecer orientação para a elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso e outros trabalhos similares), considerada a importância de se observar as normas sobre Documentação, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

- Envio por e.mail das novas aquisições realizadas pela biblioteca.

- Serviço de referência: orientar o usuário na busca pela informação e pesquisa na base de dados da biblioteca bem como demais bases de dados, como Periódicos Capes, Scielo, e uso de outras fontes de informação.

- Elaboração de fichas catalográficas institucionais:

É uma ficha (conforme padrões internacionais), elaborada a partir de dados (autor, título, orientador, instituição) extraídos do original de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso e outros trabalhos similares).

O usuário deve encaminhar o trabalho acadêmico já finalizado por e.mail para a biblioteca Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e após o recebimento a biblioteca tem até três dias úteis para enviar a ficha catalográfica por e.mail ao usuário.

Capacitação de usuário:

- Orientação quanto ao uso da Biblioteca e localização de obras no acervo. Apresentação dos serviços e produtos disponíveis na biblioteca.

- Utilização dos serviços online da BU, como consulta ao acervo, renovação, reserva, acesso a bases de dados, acesso as normas da ABNT entre outros.

- Visita orientada: consiste em uma apresentação sobre os serviços, espaço físico, direitos e deveres dos usuários com a biblioteca.

Resoluções e documentos referentes à Biblioteca:

Resolução CONSUP Nº 32/2015normas para cobrança de multa.

Procedimentos para pagamento de multa: clique aqui.

Resolução 37/2012 - Regulamenta normas para empréstimos.

Manual de Comunicação Científica - (Normas ABNT).

Resolução 165/2011 - Regulamento Único Sistema de Bibliotecas.

Sistema de Bibliotecas do IFSC (SIBI/IFSC)

Clique aqui e conheça o Manual de Catalogação do IFSC (SIBI/IFSC).

Equipe:

Cláudia Osvaldina dos Passos Cavalcanti