Home Pesquisa

Pesquisa, Pós-graduação e Inovação PDF Imprimir E-mail
Escrito por cere

As atividades de pesquisa no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) vêm crescendo, tanto em números absolutos quanto em qualidade, proporcionalmente à ampliação de sua infraestrutura física e de seus recursos humanos.

A pesquisa no IFSC, que pode ser básica ou aplicada, tem como objetivo principal estimular a produção científica e a participação dos servidores e alunos nesse processo. Mais especificamente, tem como objetivo:

- Melhorar e consolidar a posição da Instituição junto à sociedade acadêmica e científica, nos âmbitos estadual e nacional;

- Desenvolver o processo investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e às peculiaridades regionais;

- Realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade;

- Estimular o desenvolvimento tecnológico e a inovação no IFSC;

- Contribuir para a formação de recursos humanos em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; e

- Proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, estimulando o pensamento científico e a criatividade.

Dentre os editais que promovem a pesquisa lançados pela instituição estão:

Universal;

Programa de apoio ao desenvolvimento de projetos técnicos com finalidade didático-pedagógica em cursos regulares;

PIBIC;

Afastamento Integral para qualificação docente; eventos;

Grupos de pesquisa e publicação de livros.

No IFSC Câmpus Araranguá as pesquisas são desenvolvidas por meio do apoio dos editais institucionais ou de agências de fomento externo, como CNPq e FAPESC, todas realizadas no âmbito dos grupos de pesquisa do câmpus ou em parceria com outras instituições, como o Instituto Federal Catarinense (IFC) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Para mais informações acesse o site: http://www.ifsc.edu.br/pesquisa/editais

Coordenadoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação

Cristiane Raquel Woszezenki - Coordenadora