Home Instituição

Instituição PDF Imprimir E-mail
Escrito por CORE
Seg, 02 de Março de 2015 12:28

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) é uma instituição pública federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC); tem sede e foro em Florianópolis, com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.

Ao longo dos anos, passou por várias transformações, juntamente com outras Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica. Iniciou como Escola de Aprendizes Artífices, em 1909; passou a denominar-se Liceu Industrial de Florianópolis, em 1937; já no ano de 1945, transformou-se em Escola Industrial de Florianópolis e, em 1965, em Escola Industrial Federal de Santa Catarina. Três anos depois passou a denominar-se Escola Técnica Federal de Santa Catarina e, no ano de 2002, Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina – CEFET-SC. No ano de 2008, aconteceu a mudança para Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, o atual IFSC.

A construção desta identidade, para além de nomenclaturas, buscou sempre processos educativos capazes de abrir para os educandos um caminho pessoal e profissional, tornando-os cidadãos realizados e produtivos.

Missão

Promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

Visão

Ser instituição de excelência na educação profissional, científica e tecnológica, fundamentada na gestão participativa e na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Valores

• ÉTICA, pautada por princípios de transparência, justiça social, solidariedade e responsabilidade com o bem público.
  • COMPROMISSO SOCIAL, pautado pelo reconhecimento às diferenças históricas, econômicas, culturais e sociais.
  • EQUIDADE, pautada pelos princípios de justiça e igualdade nas relações sociais e nos processos de gestão.
  • DEMOCRACIA, pautada pelos princípios de liberdade, participação, corresponsabilidade e respeito à coletividade.
  • SUSTENTABILIDADE, pautada pela responsabilidade social e ambiental.
  • QUALIDADE, pautada no princípio de dignificação humana, por meio do trabalho, do conhecimento e do aprimoramento das relações individuais e sociais.